Domingo, 19 de Setembro de 2021 11:28
85 987987408
Política 40 anos

‘Vamos baixar a carga tributária pela primeira vez em 40 anos’, diz relator

Deputado Celso Sabino (PSDB-PA) demonstrou otimismo em relação ao andamento do projeto no Congresso Nacional

04/08/2021 10h05
Por: Imprensa Livre do Ceará Fonte: Revista Oeste
Celso Sabino (PSDB-PA), relator da reforma tributária, está otimista em relação ao andamento do projeto no Congresso | Foto: Reprodução/YouTube
Celso Sabino (PSDB-PA), relator da reforma tributária, está otimista em relação ao andamento do projeto no Congresso | Foto: Reprodução/YouTube

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta quarta-feira, 4, o relator da reforma tributária na Câmara, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), afirmou que o projeto levará à redução da carga de impostos pela primeira vez no Brasil nas últimas quatro décadas.

“Estamos dividindo os tributos que incidem sobre o consumo, sobre a renda e sobre o patrimônio. E avançando sobre o imposto de renda, promovendo uma forte redução de carga tributária. Vamos começar a baixar a carga tributária pela primeira vez em 40 anos no Brasil”, afirmou o relator. “Há mais de 30 anos, a gente fala em fazer uma ampla reforma tributária no Brasil. Nossa carga tributária é muito elevada.”

Para Sabino, “algumas pessoas ainda não perceberam o tamanho da redução da carga tributária, especialmente para o capital produtivo”. Apesar de críticas de setores do empresariado, o parlamentar demonstrou otimismo em relação ao andamento do projeto no Congresso Nacional.

Leia também: “Ubiratan Iorio: ‘A reforma tributária é um remendo’”, entrevista publicada na Edição 70 da Revista Oeste

“Entregamos o nosso substituto na Câmara. O processo retoma as discussões com as bancadas no plenário da Casa no sentido de fazer alguns ajustes na redação do texto. Na sequência, deve ser votada a urgência e depois no plenário da Câmara”, projetou Sabino.

Estados e municípios

Na entrevista, o deputado admitiu a preocupação com uma eventual diminuição da receita de Estados e municípios, em função da redução no imposto de renda. Segundo estimativas de secretarias estaduais da Fazenda, as perdas podem chegar a R$ 26 bilhões nas receitas a partir de 2023. O Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) divulgou na terça-feira 3 uma carta de rejeição ao texto.

“A possibilidade de uma redução no imposto de renda poderia causar uma redução nos repasses a Estados e municípios. Colocamos alguns gatilhos no projeto para garantir que essa redução não vai afetar negativamente os fundos”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Tudo sobre política.
Fortim - CE
Atualizado às 11h09 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

29° Sensação
32.8 km/h Vento
68.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Terça (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias