Segunda, 17 de Maio de 2021 22:10
85 987987408
Saúde Saúde Pública Ceará

Família do filho de Dedim Gouveia acusa IJF de negligência e promete levar caso à justiça após morte do artista

Segundo parentes de Delano Gouveia, hospital omitiu verdadeira causa da morte e não ofereceu assistência adequada; direção do IJF contesta e nega desassistência ao paciente

29/04/2021 11h08
Por: Imprensa Livre do Ceará Fonte: O Povo
Família do filho de Dedim Gouveia acusa IJF de negligência e promete levar caso à justiça após morte do artista

A família do produtor musical Delano Gouveia (37), filho do sanfoneiro Dedim Gouveia, anunciou que deve processar o Instituto Doutor José Frota (IJF) por negligência médica. Delano morreu no último domingo (25), data em que foi celebrada a missa de sétimo dia pela morte do seu pai, que faleceu no dia (19), vítima da Covid-19. Um laudo médico emitido pela unidade hospitalar, indica que a causa da morte de Delano foi Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em decorrência da Covid-19. A informação, no entanto, é contestada por parentes do produtor, que afirmam ter sido uma infecção bacteriana o verdadeiro motivo do óbito.

Veja a denúncia:

Segundo a família, Delano havia contraído a Covid-19 no mês passado, mas já tinha se recuperado da doença desde o dia 14 deste mês. “Ele tinha acabado com o tratamento da Covid e estava internado por contrair, no hospital, uma super bactéria”, diz trecho de nota enviada à reportagem pelos familiares


Família denunciou falta de antibiótico


Familiares de Gouveia, entretanto, acusaram o hospital de não fornecer a medicação adequada para o tratamento da infecção. Dois dias antes da morte do produtor, a sua irmã, Isabel Gouveia, o marido dela, Victor Nascimento, e a esposa de Delano, Juciana Andrade, publicaram um vídeo nas redes sociais em que faziam denúncia sobre a falta de Sulfato de Polimixina B, antibiótico usado para combater a KPC. Segundo os parentes, um médico do hospital havia recomendado a eles que comprassem a medicação por conta própria, e assim o fizeram, mas ao chegarem na unidade para fornecer o fármaco, a direção teria rejeitado.

“O antibiótico que ele precisa para combater essa bactéria não tem no hospital. A família se uniu, médicos ligaram dizendo que ele precisava, a esposa tem a prescrição médica, mas quando a gente conseguiu comprar o remédio, o hospital não aceitou”, disse o cunhado de Delano no vídeo. Ele ainda pediu que a publicação fosse compartilhada “para chegar ao conhecimento das autoridades” e, sem citar nomes, disse que “tem alguém ganhando com mortes” no Ceará.

Pedido do presidente


No sábado (24), em outro post, Victor contou que, após forte repercussão, o vídeo havia chegado ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) que, junto com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a médica cearense Mayra Pinheiro, Secretária Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), solicitaram o medicamento à Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, que no mesmo dia fez a doação do antibiótico para o IJF.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canal de denúncias
Sobre Canal de denúncias
Canal de denúncias do portal.
Fortim - CE
Atualizado às 21h51 - Fonte: Climatempo
33°
Poucas nuvens

Mín. ° Máx. °

37° Sensação
28.1 km/h Vento
69% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias