Segunda, 17 de Maio de 2021 22:42
85 987987408
Internacional El Salvador

Em seu 1º ato, novo Congresso de El Savador destitui juízes da Suprema Corte

O novo Congresso de El Salvador, órgão legislativo nacional, votou neste sábado (1º) por destituir do cargo cinco juízes da Câmara Constitucional da Suprema Corte. Por 64 votos a 19, este foi o primeiro ato da Casa desde que tomou posse a maioria parlamentar sob controle do presidente Nayib Bukele. Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/breves/novo-congresso-el-salvador-destitui-juizes-suprema-corte/ Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

02/05/2021 11h54
Por: Imprensa Livre do Ceará Fonte: Gazeta do Povo
Parlamentares do partido Nuevas Ideas votam por destituir juízes da Suprema Corte na primeira sessão legislativa| Foto: Stanley Estrada/AFP Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/breves/novo-congresso-el-salvador-destitui-juizes-suprema-corte
Parlamentares do partido Nuevas Ideas votam por destituir juízes da Suprema Corte na primeira sessão legislativa| Foto: Stanley Estrada/AFP Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/breves/novo-congresso-el-salvador-destitui-juizes-suprema-corte

.O novo Congresso de El Salvador, órgão legislativo nacional, votou neste sábado (1º) por destituir do cargo cinco juízes da Câmara Constitucional da Suprema Corte. Por 64 votos a 19, este foi o primeiro ato da Casa desde que tomou posse a maioria parlamentar sob controle do presidente Nayib Bukele. A medida é vista como uma retaliação ao Judiciário salvadorenho após terem sido contestadas por membros da Corte as medidas mais duras de Bukele para conter a disseminação do novo coronavírus.

Para os governistas, a destituição dos ministros representa uma resposta a interesses particulares que estiveram acima do bem-estar da população. Já os opositores criticam a manobra que dizem ser a tomada de poder por um líder populista. Para a secretária-assistente interina de Assuntos do Hemisfério Ocidental no Departamento de Estado dos EUA, Julie Chung, "um Judiciário independente é a fundação de qualquer democracia; nenhuma democracia pode viver sem". "Vemos com preocupação a proposta de alguns membros da Assembleia Nacional de remover cinco magistrados da Câmara Constitucional de El Salvador", escreveu Chung pelo Twitter

Sobre o atual presidente do El Salvador

Nayib Bukele foi eleito presidente de El Salvador no dia 4 de fevereiro de 2019. Sua chegada ao poder, considerada por alguns analistas como um sinal de falência do bipartidarismo que organiza a política do país nas últimas duas décadas, é vista como um fenômeno replicado na eleição de outros países. Bukele, assim como Bolsonaro na eleição de 2018, não compareceu aos debates eleitorais e sua campanha se deu fundamentalmente através do uso das redes sociais. Seu programa de governo, por exemplo, foi apresentado através de uma transmissão online no Facebook. 

Com apenas 37 anos, o futuro presidente salvadorenho será o mais jovem mandatário do país centro-americano. Pelo seu perfil jovem, pertencente a uma família enriquecida e hiperconectado, é considerado um "millenial de direita", características encontradas em outras figuras da política na América Latina.

Analistas consideram que a eleição de Nayib Bukele, com uso intensivo da internet, é um fenômeno na política regional

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fortim - CE
Atualizado às 22h34 - Fonte: Climatempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

38° Sensação
27.2 km/h Vento
69.8% Umidade do ar
60% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol e Chuva
Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias