Terça, 07 de Dezembro de 2021
28°

Alguma nebulosidade

Caucaia - CE

Cidades Tauá-CE

MPF e MPCE entram na Justiça devido à abastecimento de água salobra a habitantes em Tauá

O problema teria acontecido após mudança no manancial que abastece a zona rural do município, de uma cidade no Piauí para o município cearense de Aiuaba. Qualidade da água do novo manancial teria alto teor de sal, conforme radialista local

19/11/2021 às 21h47
Por: Imprensa Livre do Ceará Fonte: O Povo
Compartilhe:
 Uma análise realizada pelo MPF atestou os problemas relatados, ainda que laudos apresentados pela Prefeitura e União tenham apresentado resultados distintos antes.
Uma análise realizada pelo MPF atestou os problemas relatados, ainda que laudos apresentados pela Prefeitura e União tenham apresentado resultados distintos antes.

O Ministério Público entrou com ação na Justiça para garantir o fornecimento de água potável a moradores de Tauá, município localizado no Sertão dos Inhamuns. Conforme as informações levantadas pelos órgãos, os habitantes da zona rural do município estariam recebendo água considerada salobra, por meio de abastecimento da Operação Carro Pipa, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A ação é movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Ceará (MPCE).

O problema teria começado após mudança no manancial onde a água é coletada. Originalmente, os recursos hídricos eram retirados do Poço do Gilson, localizado em Pio IX, no Piauí, mas a água passou a ser coletada no Poço de Mogno, em Aiuaba, no Ceará. A partir disso, a população buscou emissoras de rádio e a Ouvidoria do Município para reclamar sobre a qualidade da água. Uma análise realizada pelo MPF atestou os problemas relatados, ainda que laudos apresentados pela Prefeitura e União tenham apresentado resultados distintos antes.

Sampaio Moreira, radialista local da região, disse que a troca do manancial aconteceu há cerca de dois anos, e a situação vem se arrastando até agora, sem chegar a uma solução. Ele alega que o poço tem um teor de sal muito elevado e as reclamações dos munícipes da zona rural vêm aumentando nos últimos meses. “Fizeram muitos apelos administrativos para que voltasse (ao antigo manancial), foram levar pessoalmente a reclamação ao Ministério, mas não adiantou”, enfatiza. Diante do problema, o Ministério Público realizou uma audiência pública para discutir o caso.

Em nota, o procurador da República Adalberto Delgado Neto, autor da ação, ponderou que a privação da possibilidade de acesso à água potável viola gravemente os direitos fundamentais da Constituição brasileira e de tratados internacionais. “O direito humano de acesso à água consiste em dispor de água suficiente, potável, consumível, acessível e a preço razoável para o uso pessoal e doméstico. Tal direito, não se pode negar, está inexoravelmente ligado ao conceito de dignidade humana”, argumenta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tauá - CE
Tauá - CE
Sobre o município Tauá é um município do Ceará, na região do sertão dos Inhamuns. É o segundo maior município cearense em área territorial, inserido por completo no bioma da caatinga. Sua colonização remonta ao século XVIII. A cidade tinha uma população de 58.119 habitantes no último censo realizado em 2010 do IBGE.Tauá é uma palavra de origem indígena que significa "barro vermelho" em tupi. Chamou-se inicialmente São João do Príncipe e São João do Príncipe dos Inhamuns.
Caucaia - CE Atualizado às 19h34 - Fonte: ClimaTempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 24° Máx. 33°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias