Terça, 24 de Novembro de 2020 05:36
85 987987408
Cidades UBAJARA-CE

Caçadores são suspeitos de causarem incêndio florestal no Parque Nacional de Ubajara, no interior do Ceará

Conforme o chefe do parque, Gilson Mota, o fogo atingiu uma área distante do local aberto para visitação do público. A hipótese levantada é de que a queimada tenha sido motivada por fogueira feita por caçadores que atuam na região.

02/09/2020 16h28
Por: Nixon Nagaura - Registro Profissional - MTB-3449CE
Área atingida pelo fogo é distante do local de visitação — Foto: Divulgação
Área atingida pelo fogo é distante do local de visitação — Foto: Divulgação

O Parque Nacional de Ubajara, unidade de conservação federal localizada no interior do Ceará, foi atingido por um incêndio florestal nesta terça-feira (1º). Conforme o chefe do parque, Gilson Mota, o fogo atingiu uma área distante do local aberto para visitação do público. A hipótese levantada é de que a queimada tenha sido motivada por fogueira feita por caçadores que atuam na região.

“Aconteceu por volta das 4h da manhã, segundo moradores, próximo a água. A gente acha que pode ter sido ação de algum caçador”, explica Mota. Segundo ele, neste período do ano, o tempo mais seco e a ocorrência de fortes ventos contribuem para o surgimento de incêndios, principalmente motivados por ação do homem.

O chefe do Parque Nacional esclarece que a situação foi controlada ainda nessa terça-feira. Um total de 16 brigadistas estiveram no local e conseguiram controlar as chamas. A ocorrência durou de 8h30 às 21 horas. Por volta das 5h desta quarta-feira (2), os profissionais voltaram à região para averiguar a situação. Até o período da manhã, não havia registros de novos focos.

“Agora está sob controle. Temos uma brigada de combate para ver, na área mais baixa, se ainda tem algum foco. A gente sabe que nesse horário começam a surgir. Hoje, vamos conseguir medir a área atingida, com GPS, já que foi na descida da serra”, ressalta Mota.

Reabertura

O Parque Nacional de Ubajara voltou a receber visitantes nesta terça-feira (1º), após quase seis meses fechado como medida de segurança contra o novo coronavírus. O chefe da Unidade informou que o incêndio não tem relação com a reabertura, já que o fogo foi detectado cerca de 20 quilômetros (km) da área liberada aos visitantes. Durante o dia, as equipes estarão no local para medição da área afetada e apuração das causas do incidente.

O Parque Nacional chega a receber 1,5 mil visitantes por mês, dependendo do período. Segundo Mota, no entanto, o processo de reabertura está sendo cauteloso e com redução no número de turistas - limitado a 350 pessoas ao dia.“Depois, vamos aumentando esse número. Ontem (terça-feira), tivemos pouco movimento, mas já com turistas de Amazonas, Pará, mas ainda pouco. Os próximos fins de semana prometem um movimento maior. Já estamos observando a movimentação nos hotéis”, explica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ubajara - CE

Ubajara - Ceará

Sobre o município
Ubajara é um município da microrregião da Ibiapaba, na Mesorregião do Noroeste Cearense, no estado do Ceará. Sua população em 2010 era de 31 792 habitantes. O território de Ubajara era habitado primitivamente pelos índios tabajaras. A primeira penetração portuguesa foi feita por volta de 1604, por Pero Coelho de Souza. Entre os anos 1840 e 1860, outras famílias se estabeleceram no território, atraídas pela fertilidade da terra.
Fortaleza - CE
Atualizado às 05h27 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 33°

29° Sensação
20 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias