Sexta, 23 de Outubro de 2020 00:17
85 987987408
Política FORTALEZA

Os planos dos candidatos a prefeito de Fortaleza para a geração de emprego e renda

Foco no empreendedorismo e na diminuição das desigualdades sociais permeiam propostas dos candidatos.

14/10/2020 16h40
Por: Nixon Nagaura - Registro Profissional - MTB-3449CE
Capitão Wagner durante sessão na Câmara dos Deputados — Foto: Câmara dos Deputados
Capitão Wagner durante sessão na Câmara dos Deputados — Foto: Câmara dos Deputados

Capitão Wagner (PROS) - Número de páginas: 11

Resumo: No documento “Diretrizes para a construção do plano de governo participativo”, Capitão Wagner (Pros) propõe quatro pactos de administração da capital cearense. Entre eles, o “Pelo Desenvolvimento Econômico, Inovação e Emprego”.

Neste tópico, o candidato comenta que os efeitos da pandemia de Covid-19 agravaram problemas anteriores, como o desemprego. Como solução, Wagner propõe a implantação de uma agência indutora para o desenvolvimento econômico de Fortaleza e de um programa de incentivo ao empreendedorismo e à geração de empregos.

O nome do Pros também indica a reforma de feiras em espaços públicos, a elaboração de um programa municipal de capacitação empreendedora e a criação de zonas especiais de desenvolvimento econômico como caminhos para diminuir esses problemas voltados ao desemprego e desigualdade de renda.

Heitor Férrer (Solidariedade) - Número de páginas: 6

Resumo: Economia e finanças públicas é tema de um dos princípios norteadores do plano de Heitor Férrer. As ações planejadas para a área tem o intuito de gerar empregos, “diversificar a estrutura produtiva e de serviços da economia municipal”. Para isso, ele pretende desenvolver a economia criativa e o empreendedorismo.

Também é proposta a elaboração do Plano Produtivo de Fortaleza, com incentivo de parcerias com setores como os de tecnologia de banda larga, biotecnologia, nanotecnologia e fármacos, entre outros. Além disso, o candidato propõe a revisão dos alvarás de funcionamento e ampliar a oferta de cursos técnicos e tecnológicos. Com isso, Férrer pretende unir as escolas, a comunidade e as empresas em prol da “efetividade das políticas públicas municipais de emprego e renda”.

Heitor Freire (PSL)  - Número de páginas: 17

Resumo: No eixo “Progresso” de seu plano de governo, Freire descreve nove propostas para a criação de empregos. Dentre elas, está a criação de um banco de fomento aos Micro Empreendedores Individuais (MEI), o incentivo da desburocratização e a criação de incubadoras de novos negócios, principalmente no ramo digital.

Freire propõe ainda um programa de compra de insumos próprios de vendedores locais, o estímulo de cooperativas de frentes de trabalho e o fortalecimento de uma cultura empreendedora na cidade. A criação de um programa de primeiro emprego para jovens é outra de suas propostas.

Luizianne Lins (PT) - Número de páginas: 23

Resumo: A candidata petista defende em seu plano de governo o redirecionamento de investimentos para facilitar crédito a micros e pequenos negócios, a dinamização dos setores sociais, o incremento das rendas sociais, moedas sociais e atividades cooperativas. Luizianne também menciona o incentivo da economia aproveitando “a vocação da cidade para a economia da cultura, turismo, serviços e comércio”.

A redução da vulnerabilidade e a inclusão social são objetivos citados no plano de desenvolvimento econômico da candidata. Ela defende a distribuição de riquezas, melhores condições de trabalho e a preservação de recursos naturais. Além disso, propõe a busca de “formas solidárias” de empreendimentos e desenvolvimento local.

Sarto Nogueira (PDT) - Número de páginas: 5

Resumo: A geração de emprego e renda é um dos eixos de construção do plano de governo de Sarto Nogueira. Para ele, é necessário fomentar a geração de emprego e renda por meio da maximização das oportunidades geradas pela tecnologia, bem como diminuindo os efeitos negativos delas. Sarto defende a cultura empreendedora aliada à inovação como uma forma de fundamentar as políticas públicas desta área.

Movimentar a economia por meio da execução orçamentária, apoiar a iniciativa privada e as forças produtivas, focar nos micro e pequenos negócios, especialmente nas áreas periféricas, são ações que terão “papel central” na gestão, segundo o plano.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fortaleza - CE
Atualizado às 00h06 - Fonte: Climatempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 26° Máx. 32°

28° Sensação
15 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 32°

Sol e Chuva
Domingo (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 32°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias