Sábado, 12 de Junho de 2021 20:09
85 987987408
Educação Educação

Enem 2021 só deve ser realizado em janeiro do ano que vem

Presidente do Inep disse ao Conselho Nacional da Educação que o adiamento ocorreria por questões orçamentárias

13/05/2021 17h30 Atualizada há 4 semanas
Por: Imprensa Livre do Ceará Fonte: Estadão
Enem 2021 só deve ser realizado em janeiro do ano que vem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser aplicado só em janeiro do ano que vem. A informação foi dada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas, em reunião com o Conselho Nacional da Educação (CNE). Depois que a informação foi divulgada, Dupas passou a negar a decisão.

Na reunião, o presidente do Inep disse haver problemas no orçamento para a realização da prova. Segundo o Estadão apurou, estava pronta inclusive uma portaria sobre o adiamento do Enem para 2022, que seria publicada nesta sexta-feira, 13.

 

Após a divulgação na imprensa, Dupas passou a enviar como resposta um trecho de áudio da reunião em que ele não deixava claro quando seria a prova. Procurada, a assessoria de imprensa do Inep informou que está ainda planejando o cronograma de aplicação do Enem e não confirmou qualquer data.

 

 

 

Na mesma reunião, Dupas afirmou que uma versão apenas com uma amostra de estudantes do Sistema  de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será feita em novembro. O Inep não havia confirmado ainda se realizaria o exame este ano, o que levou a críticas de educadores. A prova é importante para manter a série histórica de avaliações no País e para diagnosticar os déficits por causa do tempo de escolas fechadas na pandemia. É a partir do Saeb que é feito o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Inep também informou que o edital para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem já foi publicado e o sistema para solicitações de isenção será aberto no dia 17 de maio.

Uma portaria nesta quarta-feira, 11, com as metas do Inep não incluía a aplicação do Enem, o que levantou dúvidas sobre a realização do exame este ano.

O Inep, órgão ligado ao MEC, é o responsável pela aplicação da prova. Dupas assumiu a presidência do Inep este ano, logo após a realização da edição de 2020 do teste.  

A prova relativa a 2020 foi adiada em função da pandemia e foi realizada só em janeiro de 2021, com abstenção recorde de alunos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fortim - CE
Atualizado às 19h51 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 36°

31° Sensação
26.1 km/h Vento
71.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Segunda (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias