A disparada dos juros e do dólar após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dividiu a Bolsa em dois grupos nesta segunda-feira (26). De um lado, ações de varejistas e construtoras perdem mais de 40% do valor.

Do outro, exportadoras como Suzano, Vale, Embraer e Gerdau avançam mesmo em meio à forte queda do Ibovespa.

A diferença está principalmente na forma como juros e câmbio afetam os negócios dessas empresas. Varejistas e construtoras dependem mais do crédito e da atividade econômica no Brasil e, por isso, são particularmente prejudicadas quando os investidores passam a esperar juros mais altos por mais tempo. Empresas que vendem parte relevante de sua produção no exterior podem se beneficiar da valorização do dólar, porque recebem receitas na moeda americana e contabilizam boa parte de seus resultados em reais.

Leia Também:

O que aconteceu

Magazine Luiza e C&A estão entre as empresas mais castigadas. Magazine Luíza fechou o dia com queda de 57,6%. Já a C&A caiu 47%. O Assaí caiu 42,7%. Lojas Renner perdeu 33,68%, e Azzas 2154, dona de marcas como Arezzo e Schutz, recuou 34,99%

Juros mais altos encarecem o crédito, reduzem o consumo e elevam o custo financeiro das empresas. O efeito é especialmente forte em companhias ligadas à venda de bens de maior valor e comprados a prazo, como o Magazine Luiza. C&A, Renner e Azzas também dependem do consumo doméstico. O Assaí, apesar de atuar em alimentos, também é afetado pelo aumento do custo financeiro.

O setor financeiro também registrou fortes quedas. As ações do Bradesco fecharam o dia com queda de 20,65%; as do Itaú caíram 13,49%. Os papéis da própria bolsa, a B3, despencaram 36,28%. Os do BTG caíram 19,33%.

As ações das principais empresas do setor de construção civil também sofreram forte queda. As ações da Cyrela fecharam o dia com queda de 44,81%, MRV caiu 42,53% e Cury perdeu 16,68%.

A construção é particularmente sensível aos juros porque tanto as empresas quanto os compradores de imóveis dependem de financiamento. Taxas mais altas encarecem o crédito imobiliário e a captação das companhias. Cury e Direcional têm maior exposição à baixa renda e ao Minha Casa, Minha Vida, o que pode amortecer parte desse efeito.

Dentre as maiores baixas do dia também estava a Ecorodovias. A ação da companhia foi a que mais perdeu, com queda de 60%, devido a sua sensibilidade à curva de juros. Também tiveram fortes perdas Vamos, com queda de 56,79%, e Hapvida, que caiu 54,96%.

Altas

Ações de empresas exportadoras foram algumas da poucas em alta hoje. Os papéis ganham tração com aumento de mais de 10% no dólar frente o real. A Suzano, maior empresa de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores exportadoras do Brasil, liderou a alta, avançando 10,08%.

Continua após a publicidade

A rival Klabin teve ganho de 4,32%. Enquanto isso, Vale fechou com alta de 4,01%, Embraer subiu 8,89% e a Weg subiu 4,21%. A Gerdau, que obtém boa parte de seus resultados de suas operações nos Estados Unidos, avançou 0,92%.

*Com informações da Reuters.

FONTE/CRÉDITOS: Uol