Durante um discurso no final de agosto de 2026 em Belo Horizonte (MG), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ser lixeiro ou gari é "uma coisa pobre" e "não é uma profissão que dá orgulho".
A declaração: O presidente comparou a atividade com carreiras acadêmicas, dizendo: "O cara tem orgulho de falar: 'eu sou engenheiro, eu sou médico'. Mas lixeiro é uma coisa pobre de quem não pôde estudar", acrescentando que ninguém teria orgulho de ser pobre.
O contexto e a defesa: A fala completa e análises posteriores (como as do Estadão Verifica) apontam que o trecho foi usado para criticar a desigualdade social, a falta de oportunidades educacionais e a invisibilidade dos trabalhadores mais pobres pela sociedade.
Na mesma sequência, Lula argumentou que a população perceberia o valor essencial desses profissionais caso a coleta de lixo parasse por uma semana.
A indignação: O corte do vídeo gerou forte reação negativa nas redes sociais por parte da oposição e de profissionais da categoria, que gravaram vídeos demonstrando orgulho de sua trajetória na limpeza urbana.
Publicado por:
Imprensa Livre do Ceará | Jornalismo Independente
Imprensa Livre do Ceará é uma plataforma jornalística dedicada a trazer notícias de qualidade, com foco em informação precisa e atualizada sobre economia, política, tecnologia e tendências do agro no Brasil e no mundo.
Saiba Mais