Espaço para comunicar erros nesta postagem
O candidato do PSDB ao Governo do Ceará, Ciro Gomes, presta depoimento nesta segunda-feira (31) à 3ª Promotoria Eleitoral de Fortaleza, no âmbito de um Procedimento Investigatório Criminal Eleitoral que apura a suposta interferência de facções criminosas nas eleições municipais de Sobral, em 2024.
Ciro é ouvido na condição de testemunha.
A oitiva foi solicitada pelo promotor eleitoral Igor Pinheiro após Ciro voltar a publicar, no dia seguinte a uma operação policial, uma declaração feita por ele em 2024 sobre a suposta cobrança de valores por criminosos para permitir a entrada de candidatos em bairros periféricos de Sobral. O Ministério Público Eleitoral (MPE) intimou o tucano a apresentar elementos que possam comprovar as afirmações.
Na declaração, Ciro afirmou que organizações criminosas estariam cobrando até R$ 60 mil de candidatos a vereador para que eles pudessem circular e fazer campanha em determinadas áreas periféricas do município.
A investigação ganhou novos desdobramentos neste mês, quando três vereadores de Sobral foram presos em uma operação da Polícia Federal que apura a possível interferência de facções criminosas no processo eleitoral de 2024.
Foram detidos Carlos do Calisto (PSB), Mário Vicktor (União) e Junim do Povo (Podemos).
Segundo Igor Pinheiro, que coordena o Grupo Auxiliar Eleitoral (Gael) do Ministério Público do Ceará (MPCE), as investigações apontam ainda que facções criminosas teriam atuado em atos de pré-campanha relacionados às eleições de 2026. A suspeita está entre os desdobramentos da investigação que resultou na prisão dos vereadores.
Publicado por:
Imprensa Livre do Ceará | Jornalismo Independente
Imprensa Livre do Ceará é uma plataforma jornalística dedicada a trazer notícias de qualidade, com foco em informação precisa e atualizada sobre economia, política, tecnologia e tendências do agro no Brasil e no mundo.
Saiba Mais