O bispo da Diocese de Piracicaba (SP), Dom Devair Araújo da Fonseca, divulgou um vídeo em suas redes sociais no dia 19 de setembro de 2026 rebatendo as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os dogmas e as regras internas da Igreja Católica.

O contexto da resposta

Em um encontro com lideranças evangélicas no Palácio do Planalto ocorrido dias antes, Lula criticou a estrutura católica, afirmando que a instituição enfrentaria dificuldades se mantivesse a proibição de mulheres no sacerdócio e a obrigatoriedade do celibato para os padres.

O presidente argumentou que essas regras seriam uma "desvantagem" em relação às denominações evangélicas.

A reação de Dom Devair

Em resposta, o bispo fez duras críticas à tentativa de interferência política em questões de ordem doutrinária e teológica da Igreja:

Crítica à governança: Dom Devair argumentou que os políticos deveriam focar em governar o país em vez de tentar ensinar à Igreja Católica o que ela deve fazer.

Mensagem firme: Na legenda da publicação original em seu perfil do Instagram, o religioso resumiu seu descontentamento afirmando: "O recado está dado: Na Igreja de Cristo o diabo não põe a sua pata".

Orientação eleitoral: Aproveitando o período de campanha eleitoral, o bispo pediu aos fiéis que votem com consciência, reforçando a importância de proteger a liberdade e fazer escolhas presentes com responsabilidade pelo futuro da sociedade.