Três vereadores de Sobral foram presos preventivamente nesta terça-feira, 11 de agosto de 2026, durante a Operação Omertá, deflagrada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), pelo Grupo Auxiliar Eleitoral (GAEL) e pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE).
Os parlamentares detidos e afastados de suas funções públicas por 180 dias são:
Carlos do Calisto (PSB)
Mário Vicktor (União Brasil)
Juninho do Povo (Podemos)
Motivo das Prisões
A investigação apura a influência e a interferência direta de uma facção criminosa no processo eleitoral de Sobral nas eleições municipais de 2024 e no pleito de 2026. Conforme informações divulgadas pelo G1 Ceará, o grupo criminoso cobrava uma espécie de "pedágio eleitoral" que variava entre R$ 30 mil e R$ 60 mil para permitir que candidatos fizessem campanha em determinados bairros controlados pela facção.
Quem não pagava o valor era impedido de circular pelas comunidades. Detalhes da Operação As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza.
O balanço da operação inclui:14 mandados de prisão preventiva (incluindo os três vereadores).25 mandados de busca e apreensão em gabinetes da Câmara Municipal, residências e escritórios. 5 medidas de afastamento cautelar de funções públicas por 180 dias.
Outros alvos: Um assessor jurídico da Câmara, um advogado e uma policial militar também foram apontados como envolvidos no esquema.
Publicado por:
Imprensa Livre do Ceará | Jornalismo Independente
Imprensa Livre do Ceará é uma plataforma jornalística dedicada a trazer notícias de qualidade, com foco em informação precisa e atualizada sobre economia, política, tecnologia e tendências do agro no Brasil e no mundo.
Saiba Mais