A Volkswagen enfim mostrou a inédita Tukan sem camuflagem no Brasil. Escolhida para substituir a veterana Saveiro, a nova picape faz sua primeira aparição pública durante a Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo, nas carrocerias de cabine simples e dupla. O lançamento comercial, entretanto, está previsto somente para o início de 2027.

As versões intermediárias poderão receber o motor 1.0 TSI flex associado ao câmbio automático de seis marchas.
As versões intermediárias poderão receber o motor 1.0 TSI flex associado ao câmbio automático de seis marchas.

Maior e mais moderna que a Saveiro, a Volkswagen Tukan será produzida em São José dos Pinhais (PR) e terá a Fiat Strada como principal concorrente. A marca ainda não divulgou dimensões, capacidade de carga ou detalhes da gama, mas a combinação das duas cabines antecipa uma oferta que irá das versões de trabalho às configurações mais equipadas e voltadas ao uso familiar.

Volkswagen Tukan será maior que a Saveiro

Embora inicialmente fosse apontada como uma rival direta da Fiat Toro, a Volkswagen Tukan terá dimensões mais próximas das encontradas na Chevrolet Montana. A proposta será ocupar o espaço existente entre as picapes compactas e os modelos intermediários, mas sem abandonar o público profissional atendido pela Saveiro.

Leia Também:

A carroceria de cabine simples terá justamente a função de disputar vendas com as versões mais acessíveis da Strada, oferecendo uma caçamba maior e foco no transporte de carga. Já a cabine dupla deverá concentrar as configurações turbo, automáticas e mais equipadas, ampliando a presença da Volkswagen entre os consumidores que também utilizam a picape como veículo de passeio.

Na dianteira, os faróis estreitos são unidos visualmente por uma faixa horizontal
Na dianteira, os faróis estreitos são unidos visualmente por uma faixa horizontal

O desenho acompanha a identidade dos lançamentos mais recentes da fabricante. Na dianteira, os faróis estreitos são unidos visualmente por uma faixa horizontal, enquanto os para-choques têm formas robustas e elementos que reforçam a largura da carroceria. Na traseira, as lanternas adotam assinatura luminosa em formato de “E” e são conectadas por uma barra que atravessa a tampa da caçamba.

Motores 1.6, 1.0 TSI e híbrido leve

A Volkswagen ainda mantém em sigilo a ficha técnica, mas a Tukan deverá ter diferentes conjuntos mecânicos de acordo com a versão. As configurações de entrada são cotadas para manter o conhecido motor 1.6 MSI aspirado com câmbio manual, uma combinação mais simples e barata para atender frotistas e pequenos produtores.

As versões intermediárias poderão receber o motor 1.0 TSI flex associado ao câmbio automático de seis marchas. No topo da gama, a picape deverá estrear no Brasil o novo 1.5 TSI Evo2 com sistema híbrido leve de 48 volts, tecnologia que depois poderá ser estendida a outros modelos nacionais da marca.

A arquitetura será derivada da plataforma MQB já utilizada por Polo, Nivus, Tera e T-Cross. Na traseira, entretanto, a Volkswagen optou por eixo rígido com feixes de molas, solução comum em veículos de carga e também empregada pela Fiat Strada. O conjunto deverá permitir maior capacidade de transporte e resistência no uso profissional.

Saveiro se despede depois de mais de quatro décadas

A chegada da Tukan também determinará o fim da Saveiro, única sobrevivente da família original do Gol. Lançada em 1982, a picape permaneceu em produção por mais de quatro décadas e atravessou diversas gerações, mas atualmente depende de uma arquitetura antiga e é oferecida somente com motor 1.6 aspirado e câmbio manual.

A produção deverá ser encerrada no último trimestre de 2026, abrindo espaço na gama para a nova picape. Atualmente, a Saveiro é comercializada nas versões Robust, Trendline e Extreme, com opções de cabine simples e dupla, mas não dispõe de câmbio automático ou motorização turbo.

Tukan mira o carro mais vendido do Brasil

A prioridade da Volkswagen será aumentar sua participação no segmento dominado pela Fiat Strada. A rival lidera o mercado brasileiro desde 2021, ano seguinte à chegada da atual geração, e construiu sua vantagem justamente com uma gama ampla, formada por versões de trabalho e configurações mais caras de cabine dupla.

Volkswagen Tukan terá central multimídia com inteligência artificial da marca, conhecida como Otto
Volkswagen Tukan terá central multimídia com inteligência artificial da marca, conhecida como Otto

A Tukan repetirá parte dessa receita, mas acrescentará motores turbo, câmbio automático e eletrificação nas versões superiores. Preços e equipamentos serão divulgados mais perto do lançamento, no início de 2027. Até lá, a exposição em Barretos representa a primeira oportunidade de conhecer sem disfarces a picape desenvolvida no Brasil para assumir o lugar da Saveiro.

FONTE/CRÉDITOS: Nixson Nagaura