Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (28) sobre a corrida ao Governo de Minas Gerais mostra o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) na liderança das simulações de primeiro e de segundo turno.

Ele ainda não confirmou se será candidato. O estado se tornou o principal foco de indefinição na campanha de Flávio Bolsonaro (PL), que aguarda uma decisão do senador.

O levantamento ouviu 1.482 eleitores entre os dias 22 e 26 de julho. Contratada pelo Banco Genial, a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-03490/2026. A margem de erro é de três pontos.

Leia Também:

No total, 12 nomes foram apresentados ao eleitorado pelos pesquisadores. Cleitinho lidera nos três cenários em que foi testado.

No mais amplo, com 11 concorrentes, ele aparece com 35% das intenções de voto. O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT) fica em segundo lugar, com 12%, empatado tecnicamente com Patrus Ananias (PT), candidato apoiado pelo presidente Lula, que marca 10%. O atual governador Mateus Simões (PSD), apoiado pelo pré-candidato e ex-governador Romeu Zema (partido Novo) registra 6% nessa simulação.

O advogado e influenciador digital Ben Mendes (Missão) e o empresário Flávio Roscoe (PL) registram 2% cada, enquanto a educadora Maria da Consolação (PSOL) tem 1%. Jarbas Soares Júnior (PSB), ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Rafael Duda (PSTU) e Túlio Lopes (PCB) não pontuaram.

Votos nulos e brancos somam 13%. Indecisos são 15%.

Nas duas simulações sem Cleitinho, o primeiro lugar fica indefinido com a margem de erro. Kalil marca 15%; Patrus, 13%, e Simões, 9%.

No cenário em que Roscoe representa o PL, o empresário registra 4% das intenções de voto. Ben Mendes tem 2%, e Maria da Consolação, 1%. Indecisos são 27%, e votos brancos, nulos ou de quem não pretende votar somam 23%.

Na outra simulação sem Cleitinho, o nome apresentado pelo PL é o ex-deputado federal Vittorio Medioli. Ele aparece com 3%, atrás de Kalil, Patrus, Simões e Gabriel Azevedo. Ben Mendes tem 2%, e Maria da Consolação, 1%. Indecisos são 27%, e brancos e nulos somam 24%.

Segundo turno

Cleitinho também lidera os três cenários de segundo turno dos quais participa. Contra Kalil, o senador tem 44%, ante 29% do ex-prefeito. Diante de Patrus, o placar é de 46% a 31%. Contra Simões, 46% a 15%.

Nas simulações sem Cleitinho, Simões e Kalil aparecem tecnicamente empatados, com 30% e 29%, respectivamente. Em uma disputa entre Simões e Patrus, os dois têm 30%.

O senador Rodrigo Pacheco (PSB), que na pesquisa anterior ainda aparecia como um dos possíveis concorrentes, não foi testado agora. No final de maio, ele anunciou que não disputará o Governo de Minas Gerais e que pretende deixar a vida pública após o término de seu mandato, em janeiro.

Rejeição

Kalil tem o maior índice de rejeição. Ao todo, 39% dos entrevistados dizem que não votariam nele.

O índice é de 35% no caso de Patrus, 20% no de Cleitinho e 12% no de Simões. A maioria (58%) diz não conhecer o candidato apoiado por Zema.

FONTE/CRÉDITOS: Folha de São Paulo