A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO-CE) deflagrou, nesta terça-feira (28), Operação Coactio, destinada ao cumprimento de seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral, no âmbito de investigação que apura a possível atuação de organização criminosa em fatos relacionados às eleições municipais de 2024 no município de Ocara.

A investigação tem por objetivo esclarecer a suposta utilização de integrantes de facção criminosa para a prática de coação de eleitores, corrupção eleitoral, associação criminosa e outros delitos correlatos, bem como verificar a existência de eventuais vínculos com membros da organização criminosa investigada.

As medidas cautelares foram autorizadas após representação da Polícia Federal e manifestação favorável do Ministério Público Eleitoral, tendo o Poder Judiciário reconhecido a necessidade do aprofundamento investigativo mediante a coleta de provas materiais e digitais.

Leia Também:

A investigação segue sob sigilo judicial e tem como finalidade confirmar ou afastar a hipótese de utilização da estrutura de organização criminosa para influenciar o processo eleitoral no município de Ocara.

A FICCO-CE é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil do Estado do Ceará, Polícia Militar do Ceará, Polícia Penal do Ceará e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), atuando de forma integrada no enfrentamento às organizações criminosas no Estado.

FONTE/CRÉDITOS: Cn7